Olá caro leitor!. Fiquei extremamente satisfeito com o sucesso do meu artigo anterior cujo título era 10 Maneiras de Ganhar Dinheiro na Internet. Depois da sua publicação, recebi dezenas de mails de leitores que encheram minha caixa de mensagens debatendo o tema e com sugestões de outros temas relacionados a abordar. Resolvi escrever este novo artigo com a intenção de atender a alguns desses leitores como o Thales Oliveira do Espírito Santo, a Juliana Brestes da Bahia e o Renato Marquês de Maceió que citaram outras maneiras de se ganhar dinheiro na internet e perguntaram-me se eram autênticas ou não.
Listo abaixo outras cinco técnicas utilizadas por outras pessoas de todos os lugares do mundo para faturar alguma grana na web.
1- Programas de Afiliados Programa de afiliados é uma ferramenta de marketing utilizada já a vários anos. Há uma centena de programas por aí. Cito como exemplos o programa do Submarino, Catho Online e do Mercado Livre. Os gestores destes programas cadastram donos de páginas da web ou pessoas para divulgarem, em seu sites ou via e-mail, seus banners ou links. O afiliado ganha geralmente um percentual sobre as vendas originadas de cliques sobre a publicidade veiculada. Considerando-se o nicho do site, o número de visitas e o programa a que você pretende se afiliar, pode ser uma forma interessante para se ganhar dinheiro na Internet.
2- Domain Parking Esta forma de se ganhar dinheiro na internet consiste em comprar domínios com o objetivo único e exclusivo de inserir lá publicidade e ganhar com os cliques dos visitantes. Como domínios são extremamente baratinhos - o registro de um domínio com a extensão .com por exemplo custa atualmente cerca de R$30,00 - os empreendedores da web que utilizam esta técnica adquirem vários registros utilizando variações parecidas com a de domínios famosos. Ilustrando o funcionamento, imagine alguém registrando o domínio www.orgut.com, trocando a letra k pela letra g pensando em receber acessos de usuários que digitam por algum motivo o domínio errado na tentativa de acessar essa mais do que conhecida rede social do Google. O dono do novo domínio então cria uma página única bem simples cheia de propagandas sem qualquer conteúdo ligando esta técnica com o recebimento de publicidade via AdSense, explicado no artigo passado.
3 - Registro de Domínios Famosos com Antecedência Uma maneira questionável para se ganhar dinheiro na Internet mas muito utilizada desde os primeiros anos da Internet é o registro de domínios famosos ou que possam vir a tornarem-se famosos com antecedência, com o objetivo claro de vendê-lo posteriormente para os donos da marca real. Como na internet nenhum documento é exigido para comprovação de propriedade de marca para efeito de registro, é possível registrar domínios .com ou .com.br utilizando-se de nomes famosos. Parar ilustrar esta técnica, imagine alguém que percebendo o sucesso inicial do Twitter se antecipasse e corresse ao Registro.br (entidade responsável pelo registro de domínios com a extensão .com.br) e registra-se www.twitter.com.br? Pouco tempo depois muito provavelmente essa pessoa receberia uma excelente proposta dos gestores desse micro-blog para vender o domínio a eles, evitando que internautas desatentos acessassem o domínio .com.br quando (como aconteceu) o site original bombasse por aqui. Ressalto que em alguns casos passados, os proprietários da marca original sentindo-se lesados por essa prática, acionaram a justiça e ganharam o direito ao domínio, sem qualquer ônus além das despesas judiciais.
4 - Venda de Blogs/Sites A idéia por detrás desta técnica é simples mas sua aplicação nem tanto. Resumidamente, o investidor adquire um domínio e contrata um serviço de hospedagem de websites, instala o Wordpress ou outra plataforma semelhante, insere algum conteúdo específico (geralmente são pessoas que possuem facilidade em escrever peças e artigos), divulga com vigor o site utilizando técnicas de Search Engine Optimization (SEO) por exemplo e, quando o site começa a ganhar acessos, vende o blog/site com um maravilhoso lucro. Conheço casos de pessoas que vivem exclusivamente fazendo essa jogada, as quais garantem que conseguem um excelente ROI.
5 - Venda de Conteúdo Digital Há um mito de que toda informação na rede está disponível sem custo. De fato a Web é um vasto repositório de informações, milhões de vezes maior do que qualquer biblioteca de qualquer país do mundo. O que posso garantir é que as pessoas estão sim dispostas a pagar por informações de qualidade e úteis, principalmente caso repassadas com conforto a elas. Assim, podemos comercializar ebooks (livros ou guias virtuais), videos, scripts, temas, enfim um vasto número de coisas, com grande potencial de venda. Depois de identificar um bom segmento a explorar e desenvolver seu produto de informação (ou infoproduto como chamados por alguns), cria-se um hotsite, geralmente composto de apenas uma página, para vendê-lo. É óbvio que existem técnicas corretas a serem aplicadas no sentido de apresentar bem o produto, seus principais benefícios, passar credibilidade ao visitante, dentre outras. Minha dica para quem se interessar por esta técnica é que comprem um guia chamado Como Ganhar Dinheiro na Internet vendido no site www.fortunadigital.com.br. Comprei o mesmo já faz um tempo e até hoje aplico as técnicas aprendidas não somente na Web mas também em outros negócios que gerencio no mundo real.
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Ganhar Dinheiro na Internet - Oito Formas Provadas
Ganhar dinheiro na internet talvez seja um dos assuntos mais discutidos em fóruns, grupos de debate, redes sociais e em outros locais de troca de informações na rede mundial de computadores. Basta dar uma olhada no número de ”searchs” pelo termo no Google utilizando o Google Keyword Tools para comprovar o que estou dizendo. São contabilizadas mais de 300.000 consultas mensais pelo termo “ganhar dinheiro na internet” e suas variações, algo impressionante não é mesmo?
Procurandopelo assunto, encontramos de tudo, de fórmulas mágicas a métodos que realmente funcionam. Deixando a pilantragem de lado e para que você não perca seu precioso tempo, resolvi compilar nessa publicação um guia explicando oito maneiras de ganhar dinheiro na internet, TODAS comprovadas.
1- Anúncios contextuais. Você conhece o AdSense? Talvez o nome lhe seja estranho a primeira vista. O AdSense é o programa de anúncios pagos do Google. Quando você faz uma pesquisa neste buscador, já notou que alguns anúncios aparecem em destaque no lado direito dos resultados? Já notou ainda que em vários sites aparecem peças de publicidade do Google? Você também pode ganhar dinheiro com este programa e com muitos outros parecidos que existem por aí. Se você tem um site, blog ou mesmo vídeos no YouTube, pode fazer sem qualquer custo um cadastro como anunciante no AdSense, implementar um pequeno trecho de código fornecido pelo Google em seu site e pronto! Cada vez que algum usuário visitante do seu conteúdo clicar num anúncio, o Google te paga uma comissão, sendo possível acumular um belo montante ao final de 30 dias.
2 - Comercialização de Espaço para Publicidade Essa forma de ganhar dinheiro na Internet é praticada desde os primórdios da rede mundial de computadores e consiste em vender espaços em seu site/blog/outro conteúdo na Internet para que outras pessoas anunciem a partir, por exemplo, de um banner. Esse é um dos métodos que podem lhe render mais dinheiro. Os principais pontos positivos residem no fato de você ser o controlador do preço dos anúncios e de quem anunciará. O ponto negativo (ou em alguns casos até mesmo impeditivo) é que somente caso seu conteúdo seja muito visitado na Internet é que existirão pessoas ou empresas interessadas em anunciar nos seus espaços, o que implica na necessidade de investir bastante na divulgação do seu site.
3 - Subscrição/Adesão Paga Essa prática é utilizada por fóruns, sites de download ou outros sites que mantém 80% de seu conteúdo grátis e aberto a qualquer usuário cadastrado mas para permitir o acesso aos outros 20% (áreas VIP, downloads exclusivos, e outros) forçam o visitante a pagar um valor mensal. Essa técnica para se ganhar dinheiro na Internet pode funcionar muito bem para portais já muito conhecidos ou que venham a tornar-se conhecidos e que possuem muitos membros.
4 - Lojas Virtuais O e-commerce ou comércio eletrônico cresce de forma avassaladora em nosso país e em todo mundo. As vendas na web faturaram R$4,8 bilhões apenas em 2008. Desenvolver lojas virtuais pode ser algo muito trabalhoso mas pode gerar consideráveis resultados, principalmente caso você consiga definir um segmento ainda pouco explorado e com grande potencial. É óbvio que os riscos nesse caso são mais altos que para as outras formas apresentadas neste artigo pois além de conhecimento técnico, requer conhecimento em administração, logística, etc. A loja criada pode tornar-se um grande sucesso, gerando uma forma imensurável de se ganhar dinheiro na Internet para seus investidores, mas pode também ser um grande fiasco e fechar as “portas” sem qualquer venda realizada.
5 - Revisões Pagas Você sabia que aproximadamente 86% das pessoas que navegam na Internet utilizam a rede para pesquisar serviços e produtos? Sabia ainda que antes de comprar, mais de 90% dos consumidores escutam sugestões de pessoas conhecidas, enquanto 70% confiam em opiniões encontradas na Web? Talvez esta seja a maneira de ganhar dinheiro na internet mais confusa para você, mas muitos donos de blogs e sites especializados ganham uma boa grana escrevendo sobre produtos e serviços de empresas. Yes! Muitas corporações percebendo este alto grau de influência das informações na Internet não somente enviam seus produtos de graça para que você os teste como pagam por revisões um tanto quanto tendenciosas sobre seus lançamentos.
6 - Donativos Você pode até duvidar mas posso lhe garantir que muitos sites conseguem um considerável dim-dim com ... doações! Sim, pessoas que doam alguma grana ao perceber que um site/blog mantém um conteúdo de qualidade disponível e sem cobrar nada de seus usuários. Para exemplificar, cito o site de um programador de plugins para Joomla. O proprietário não cobra nem um tostão dos interessados em fazer o download de seus aplicativos mas mantém um esquema para as pessoas que gostarem do seu trabalho doarem qualquer quantia para o projeto. Esta é forma diferente, encarada talvez com certa incredibilidade, para se ganhar dinheiro na internet.
7- Mercado Livre (ML) Cá entre nós, você já adquiriu alguma no Mercado Livre né? Apesar da zona estilo centro de cidade grande, o Mercado Livre representa ainda uma excelente forma para se ganhar dinheiro na internet, seja vendendo produtos de sua autoria ou criando lojas com os produtos dos outros.
8 - Comercialização de Conteúdo Digital Há um mito de que toda informação na rede está disponível sem custo. De fato a Web é um vasto repositório de informações, milhões de vezes maior do que qualquer biblioteca de qualquer país do mundo. O que posso garantir é que as pessoas estão sim dispostas a pagar por informações de qualidade e úteis, principalmente caso repassadas com conforto a elas. Assim, podemos comercializar ebooks (livros ou guias virtuais), videos, scripts, temas, enfim um vasto número de coisas, com grande potencial de venda. Depois de identificar um bom segmento a explorar e desenvolver seu produto de informação (ou infoproduto como chamados por alguns), cria-se um hotsite, geralmente composto de apenas uma página, para vendê-lo. É óbvio que existem técnicas corretas a serem aplicadas no sentido de apresentar bem o produto, seus principais benefícios, passar credibilidade ao visitante, dentre outras. Minha dica para quem se interessar por esta técnica é que comprem um guia chamado Como Ganhar Dinheiro na Internet vendido no site www.fortunadigital.com.br. Comprei o mesmo já faz um tempo e até hoje aplico as técnicas aprendidas não somente na Web mas também em outros negócios que gerencio no mundo real.
Procurandopelo assunto, encontramos de tudo, de fórmulas mágicas a métodos que realmente funcionam. Deixando a pilantragem de lado e para que você não perca seu precioso tempo, resolvi compilar nessa publicação um guia explicando oito maneiras de ganhar dinheiro na internet, TODAS comprovadas.
1- Anúncios contextuais. Você conhece o AdSense? Talvez o nome lhe seja estranho a primeira vista. O AdSense é o programa de anúncios pagos do Google. Quando você faz uma pesquisa neste buscador, já notou que alguns anúncios aparecem em destaque no lado direito dos resultados? Já notou ainda que em vários sites aparecem peças de publicidade do Google? Você também pode ganhar dinheiro com este programa e com muitos outros parecidos que existem por aí. Se você tem um site, blog ou mesmo vídeos no YouTube, pode fazer sem qualquer custo um cadastro como anunciante no AdSense, implementar um pequeno trecho de código fornecido pelo Google em seu site e pronto! Cada vez que algum usuário visitante do seu conteúdo clicar num anúncio, o Google te paga uma comissão, sendo possível acumular um belo montante ao final de 30 dias.
2 - Comercialização de Espaço para Publicidade Essa forma de ganhar dinheiro na Internet é praticada desde os primórdios da rede mundial de computadores e consiste em vender espaços em seu site/blog/outro conteúdo na Internet para que outras pessoas anunciem a partir, por exemplo, de um banner. Esse é um dos métodos que podem lhe render mais dinheiro. Os principais pontos positivos residem no fato de você ser o controlador do preço dos anúncios e de quem anunciará. O ponto negativo (ou em alguns casos até mesmo impeditivo) é que somente caso seu conteúdo seja muito visitado na Internet é que existirão pessoas ou empresas interessadas em anunciar nos seus espaços, o que implica na necessidade de investir bastante na divulgação do seu site.
3 - Subscrição/Adesão Paga Essa prática é utilizada por fóruns, sites de download ou outros sites que mantém 80% de seu conteúdo grátis e aberto a qualquer usuário cadastrado mas para permitir o acesso aos outros 20% (áreas VIP, downloads exclusivos, e outros) forçam o visitante a pagar um valor mensal. Essa técnica para se ganhar dinheiro na Internet pode funcionar muito bem para portais já muito conhecidos ou que venham a tornar-se conhecidos e que possuem muitos membros.
4 - Lojas Virtuais O e-commerce ou comércio eletrônico cresce de forma avassaladora em nosso país e em todo mundo. As vendas na web faturaram R$4,8 bilhões apenas em 2008. Desenvolver lojas virtuais pode ser algo muito trabalhoso mas pode gerar consideráveis resultados, principalmente caso você consiga definir um segmento ainda pouco explorado e com grande potencial. É óbvio que os riscos nesse caso são mais altos que para as outras formas apresentadas neste artigo pois além de conhecimento técnico, requer conhecimento em administração, logística, etc. A loja criada pode tornar-se um grande sucesso, gerando uma forma imensurável de se ganhar dinheiro na Internet para seus investidores, mas pode também ser um grande fiasco e fechar as “portas” sem qualquer venda realizada.
5 - Revisões Pagas Você sabia que aproximadamente 86% das pessoas que navegam na Internet utilizam a rede para pesquisar serviços e produtos? Sabia ainda que antes de comprar, mais de 90% dos consumidores escutam sugestões de pessoas conhecidas, enquanto 70% confiam em opiniões encontradas na Web? Talvez esta seja a maneira de ganhar dinheiro na internet mais confusa para você, mas muitos donos de blogs e sites especializados ganham uma boa grana escrevendo sobre produtos e serviços de empresas. Yes! Muitas corporações percebendo este alto grau de influência das informações na Internet não somente enviam seus produtos de graça para que você os teste como pagam por revisões um tanto quanto tendenciosas sobre seus lançamentos.
6 - Donativos Você pode até duvidar mas posso lhe garantir que muitos sites conseguem um considerável dim-dim com ... doações! Sim, pessoas que doam alguma grana ao perceber que um site/blog mantém um conteúdo de qualidade disponível e sem cobrar nada de seus usuários. Para exemplificar, cito o site de um programador de plugins para Joomla. O proprietário não cobra nem um tostão dos interessados em fazer o download de seus aplicativos mas mantém um esquema para as pessoas que gostarem do seu trabalho doarem qualquer quantia para o projeto. Esta é forma diferente, encarada talvez com certa incredibilidade, para se ganhar dinheiro na internet.
7- Mercado Livre (ML) Cá entre nós, você já adquiriu alguma no Mercado Livre né? Apesar da zona estilo centro de cidade grande, o Mercado Livre representa ainda uma excelente forma para se ganhar dinheiro na internet, seja vendendo produtos de sua autoria ou criando lojas com os produtos dos outros.
8 - Comercialização de Conteúdo Digital Há um mito de que toda informação na rede está disponível sem custo. De fato a Web é um vasto repositório de informações, milhões de vezes maior do que qualquer biblioteca de qualquer país do mundo. O que posso garantir é que as pessoas estão sim dispostas a pagar por informações de qualidade e úteis, principalmente caso repassadas com conforto a elas. Assim, podemos comercializar ebooks (livros ou guias virtuais), videos, scripts, temas, enfim um vasto número de coisas, com grande potencial de venda. Depois de identificar um bom segmento a explorar e desenvolver seu produto de informação (ou infoproduto como chamados por alguns), cria-se um hotsite, geralmente composto de apenas uma página, para vendê-lo. É óbvio que existem técnicas corretas a serem aplicadas no sentido de apresentar bem o produto, seus principais benefícios, passar credibilidade ao visitante, dentre outras. Minha dica para quem se interessar por esta técnica é que comprem um guia chamado Como Ganhar Dinheiro na Internet vendido no site www.fortunadigital.com.br. Comprei o mesmo já faz um tempo e até hoje aplico as técnicas aprendidas não somente na Web mas também em outros negócios que gerencio no mundo real.
Melhor maneira de ganhar dinheiro na internet? Usando Programas de Afiliados
Nesta publicação, abordarei uma das maneiras mais utilizadas para se ganhar dinheiro na internet: a utilização de programas de afiliados. Como funcionam estes programas?
O funcionamento de um programa de afiliados é bastante simples: o afiliado, previamente cadastrado no programa, indica um visitante para o site do comerciante utilizando um banner, texto ou link inserido em suas páginas. Se esse visitante realiza uma compra, uma inscrição ou atinge algum outro alvo determinado pelo programa, uma comissão é creditada na conta do afiliado como pagamento pela indicação. Simples assim? Sim!
Essa é uma tática de marketing na Internet que se popularizou há anos atrás quando foi lançado o programa de afiliados do da Amazon (site americano de vendas on-line. Os programas de afiliados hoje são responsáveis por uma parte expressiva dos milhões e milhões de dólares anuais das transações do e-commerce no mundo todo. Uma informação que corrobora isso são as centenas de programas hoje ativos. Uma breve pesquisa no Google ou no Bing pelo termo “programa de afiliados” tem como resultado várias páginas de referências localizadas. Quase todas as grandes empresas que têm na Web foco do seu trabalho comercial praticam esta estratégia.
Quais são as vantagens desses programas como maneira de ganhar dinheiro na internet? Na minha opinião, as principais vantagens são:
Mínimo Esforço: O esforço demandado por parte do afiliado consiste apenas em colocar links em seu site ou blog que encaminham o visitante para o site do programa. Os links geralmente no formato de banners ou texto puro são fornecidos pelo próprio gestor do programa, ou seja, você não tem que se preocupar em desenvolver peças de publicidade ou textos convincentes. Os programas mais conhecidos possuem ainda implementações que atualizam automaticamente as imagens ou textos apresentados de acordo com as promoções de vendas criadas no decorrer do ano, sem que você tenha que fazer nada em seu site depois da instalação inicial do código.
Custo Irrisório: O investimento para implementar um programa afiliados é muito pequeno (pra não dizer que é nulo) para qualquer pessoa que tenha um blog ou site publicado na Internet. Toda infra-estrutura e programação de um e-commerce tais como carrinho de compras, certificados de segurança e logística de envio de produtos fica invisível ao afiliado, sendo responsabilidade da loja parceira. Obviamente se você não possui atualmente um site e deseja criar um com o intuito de ganhar dinheiro na internet com programa de afiliados, a história é diferente. Comentarei sobre o aspecto de custo benefício de tal tipo de investimento ao final do artigo.
MúltiplosParceirosComerciais: Praticamente nenhum programa de afiliados exige exclusividade por parte do parceiro. Ou seja, você pode se cadastrar e divulgar mais de um programa gerando assim mais receitas.
Ouvi dizer que esta é a forma mais eficiente a forma mais eficaz de ganhar dinheiro na internet, isso é verdade?
Resposta de consultor: DEPENDE. São vários os fatores a serem levados em consideração para determinar seu potencial de retorno com programa de afiliados. Vamos a alguns deles:
Quantas visitas/dia seu site possui? Não espere receber rios de dinheiro com um pequeno site que tem menos de 100 visitas ao dia por exemplo. Na média, menos de 5% das pessoas que visitam seu site vão clicar sobre os anúncios veiculados.
Há programas relacionados ao conteúdo do seu site? Se você possui um site ou blog que fala sobre ações do terceiro setor não espere atingir resultados consideráveis com um programa de afiliados focado na comercialização de PCs. Busque por programas relacionados ao seu conteúdo, o que aumenta e muito suas chances de sucesso.
Você tem a mão um bom cadastro de usuários de seu website para fazer propaganda do programa através de e-mail marketing? O que isso tem a ver? Não dependa de forma exclusiva das das suas visitas para obter ganhos com os programas de afiliados que você escolher. Adicione também propagandas deles em sua news, nos e-mails de boas-vindas para novos usuários, etc.
Ainda não tenho um blog. Vale a pena construir sites com uma estratégia de monetização baseada 100% em programa de afiliados? Se você está nessa situação, creio que não. Para não ficar em cima do muro, atesto que existem outras maneiras para se ganhar dinheiro na internet mais poderosas ou com custo/benefício mais interessante. Se você vai começar agora um empreendimento na web, precisamos incluir no nosso cálculo não apenas o custo de desenvolvimento do site em si, ainda que algumas pessoas possam afirmar que atualmente existem uma coleção de ferramentas totalmente gratuitas que cumprem com este propósito, mas também o custo de hospedagem do site e principalmente com divulgação (webmarketing). Se você está pensando em ganhar dinheiro na internet com sites ou blogs, a partir do zero, recomendo que estude e aplique outras técnicas conforme já abordei em outros artigos.
Uma das que me chamam mais a atenção pela minha experiência prática, é a venda de conteúdo digital.Há um mito de que toda informação na rede está disponível sem custo. De fato a Web é um vasto repositório de informações, milhões de vezes maior do que qualquer biblioteca de qualquer país do mundo. O que posso garantir é que as pessoas estão sim dispostas a pagar por informações de qualidade e úteis, principalmente caso repassadas com conforto a elas. Assim, podemos comercializar ebooks (livros ou guias virtuais), videos, scripts, temas, enfim um vasto número de coisas, com alto potencial de comercialização. Minha dica para quem se interessar por esta técnica é que comprem um guia chamado Ganhar Dinheiro na Internet vendido no site www.fortunadigital.com.br. Comprei o mesmo já faz um tempo e até hoje aplico as técnicas aprendidas não somente na Web mas também em outros negócios que gerencio no mundo real.
O funcionamento de um programa de afiliados é bastante simples: o afiliado, previamente cadastrado no programa, indica um visitante para o site do comerciante utilizando um banner, texto ou link inserido em suas páginas. Se esse visitante realiza uma compra, uma inscrição ou atinge algum outro alvo determinado pelo programa, uma comissão é creditada na conta do afiliado como pagamento pela indicação. Simples assim? Sim!
Essa é uma tática de marketing na Internet que se popularizou há anos atrás quando foi lançado o programa de afiliados do da Amazon (site americano de vendas on-line. Os programas de afiliados hoje são responsáveis por uma parte expressiva dos milhões e milhões de dólares anuais das transações do e-commerce no mundo todo. Uma informação que corrobora isso são as centenas de programas hoje ativos. Uma breve pesquisa no Google ou no Bing pelo termo “programa de afiliados” tem como resultado várias páginas de referências localizadas. Quase todas as grandes empresas que têm na Web foco do seu trabalho comercial praticam esta estratégia.
Quais são as vantagens desses programas como maneira de ganhar dinheiro na internet? Na minha opinião, as principais vantagens são:
Mínimo Esforço: O esforço demandado por parte do afiliado consiste apenas em colocar links em seu site ou blog que encaminham o visitante para o site do programa. Os links geralmente no formato de banners ou texto puro são fornecidos pelo próprio gestor do programa, ou seja, você não tem que se preocupar em desenvolver peças de publicidade ou textos convincentes. Os programas mais conhecidos possuem ainda implementações que atualizam automaticamente as imagens ou textos apresentados de acordo com as promoções de vendas criadas no decorrer do ano, sem que você tenha que fazer nada em seu site depois da instalação inicial do código.
Custo Irrisório: O investimento para implementar um programa afiliados é muito pequeno (pra não dizer que é nulo) para qualquer pessoa que tenha um blog ou site publicado na Internet. Toda infra-estrutura e programação de um e-commerce tais como carrinho de compras, certificados de segurança e logística de envio de produtos fica invisível ao afiliado, sendo responsabilidade da loja parceira. Obviamente se você não possui atualmente um site e deseja criar um com o intuito de ganhar dinheiro na internet com programa de afiliados, a história é diferente. Comentarei sobre o aspecto de custo benefício de tal tipo de investimento ao final do artigo.
MúltiplosParceirosComerciais: Praticamente nenhum programa de afiliados exige exclusividade por parte do parceiro. Ou seja, você pode se cadastrar e divulgar mais de um programa gerando assim mais receitas.
Ouvi dizer que esta é a forma mais eficiente a forma mais eficaz de ganhar dinheiro na internet, isso é verdade?
Resposta de consultor: DEPENDE. São vários os fatores a serem levados em consideração para determinar seu potencial de retorno com programa de afiliados. Vamos a alguns deles:
Quantas visitas/dia seu site possui? Não espere receber rios de dinheiro com um pequeno site que tem menos de 100 visitas ao dia por exemplo. Na média, menos de 5% das pessoas que visitam seu site vão clicar sobre os anúncios veiculados.
Há programas relacionados ao conteúdo do seu site? Se você possui um site ou blog que fala sobre ações do terceiro setor não espere atingir resultados consideráveis com um programa de afiliados focado na comercialização de PCs. Busque por programas relacionados ao seu conteúdo, o que aumenta e muito suas chances de sucesso.
Você tem a mão um bom cadastro de usuários de seu website para fazer propaganda do programa através de e-mail marketing? O que isso tem a ver? Não dependa de forma exclusiva das das suas visitas para obter ganhos com os programas de afiliados que você escolher. Adicione também propagandas deles em sua news, nos e-mails de boas-vindas para novos usuários, etc.
Ainda não tenho um blog. Vale a pena construir sites com uma estratégia de monetização baseada 100% em programa de afiliados? Se você está nessa situação, creio que não. Para não ficar em cima do muro, atesto que existem outras maneiras para se ganhar dinheiro na internet mais poderosas ou com custo/benefício mais interessante. Se você vai começar agora um empreendimento na web, precisamos incluir no nosso cálculo não apenas o custo de desenvolvimento do site em si, ainda que algumas pessoas possam afirmar que atualmente existem uma coleção de ferramentas totalmente gratuitas que cumprem com este propósito, mas também o custo de hospedagem do site e principalmente com divulgação (webmarketing). Se você está pensando em ganhar dinheiro na internet com sites ou blogs, a partir do zero, recomendo que estude e aplique outras técnicas conforme já abordei em outros artigos.
Uma das que me chamam mais a atenção pela minha experiência prática, é a venda de conteúdo digital.Há um mito de que toda informação na rede está disponível sem custo. De fato a Web é um vasto repositório de informações, milhões de vezes maior do que qualquer biblioteca de qualquer país do mundo. O que posso garantir é que as pessoas estão sim dispostas a pagar por informações de qualidade e úteis, principalmente caso repassadas com conforto a elas. Assim, podemos comercializar ebooks (livros ou guias virtuais), videos, scripts, temas, enfim um vasto número de coisas, com alto potencial de comercialização. Minha dica para quem se interessar por esta técnica é que comprem um guia chamado Ganhar Dinheiro na Internet vendido no site www.fortunadigital.com.br. Comprei o mesmo já faz um tempo e até hoje aplico as técnicas aprendidas não somente na Web mas também em outros negócios que gerencio no mundo real.
Assinar:
Postagens (Atom)